Esta página tem: postagens e comentários
Pesquisa personalizada

sábado, 28 de junho de 2008


LÍNGUA JAPONESA

Nihongo - Frases do dia a dia

O primeiro passo é você aprender a pronúncia das palavras.

o H tem som de R. - Ohayou gozaimasu se diz Orrayou gozaimasu.
o R no início da palavra tem som de R quando estiver no meio da palavra tipo barulho, peralta...
o K tem som de C de cachorro.
o G tem som de ga, gue, gui, go, gu.
o S tem som de sa,se,shi,so,su(no japonês não se pronuncia o si).
o J tem som de dya,dye,dyi,dyo,dyu(no japonês não se pronuncia ja, je, ji, jo, ju).
o SH tem som de cha,che,chi,cho,chu.
o CH tem som de tcha,tche,ti,tcho,tchu.


Bom dia! - Ohayou gozaimasu!

Boa tarde! - Konnichiwa!

Boa noite! - Konbanwa!

Boa noite!(quando for se despedir) - O-yasuminasai!

Obrigada(o) - Arigatou gozaimasu(uso mais formal) ou simplesmente: arigatou.

Como está? - O-genki desuka?

Estou bem, obrigada. - Genki desu, okagesamade.

Qual é o seu nome? - O-namaewa nan desuka?


Quando for a primeira vez que encontra com alguém.
-Muito prazer, eu sou Maria.
-Hajimemashite, watashiwa Maria desu.


Sim - Hai.

Não - Iie.

Por favor - Onegai shimasu.

Com licença - Sumimasen.

Desculpe-me - Sumimasen/gomen nasai.

Adeus - Sayonara.

Tchau - bye bye (bai bai).

Até logo - Mata ne.

Até amanhã - Mata ashita ne.


No seu trabalho:
Quando for apresentado à algum superior.
- Hajimemashite, Nakamura Maria desu, yoroshiku onegai shimasu.
(Muito prazer, eu sou Maria Nakamura).
A frase yoroshiku onegai shimasu é muito usada aqui no Japão e também muito importante quando for se apresentar à alguem, é você pedindo "por favor" para a pessoa te aceitar no trabalho ou no grupo ao qual vai pertencer. É muito importante que você saiba usá-la.

Quando precisar de alguma ajuda...
-Sumimasen, oshiete kudasai.
-Desculpe-me, me ensine por favor.


...quando não ficou muito explicado e quiser que a pessoa repita a operação...
-Sumimasen, mou ichido onegai shimasu.
-Desculpe-me, mais uma vez por favor.


Se quiser saber se fez corretamente o serviço...
-Korede iidesuka?
-Deste jeito está correto?


Pode-se simplesmente dizer...
-Daijoubu desuka?


Alguém havia faltado ao serviço por estar doente, ao retornar você quer saber se ela já está melhor...
-Mou daijoubu desuka?

Se quiser oferecer ajuda à alguém... "Você está bem? Precisa de ajuda?" pode-se usar também a mesma frase :
- Daijoubu desuka?


Se quiser ir ao banheiro e não sabe onde é...
- Toire wa doko desuka?


... o refeitório...
-Shokudo wa doko desuka?


...sala de descanso...
-Kyuukei shitsu wa doko desuka?


Quando se machucar...
-Kega shimashita.


Quando sentir dor...
-Itai.


Quando estiver passando mal...
-Kibun ga warui. /Gu ai ga warui.


...dor de cabeça...
-Atama ga itai.


...dor de barriga...
-Onaka ga itai.


Se achar que precisa de um médico...
-Isha wo yonde kudasai.


Quando estiver passando por algum sofrimento, de dor, simplesmente dizer ITAI e apontar para o local da dor. Quando meu filho entrou para a 1a. série na escola japonesa, a diretora da escola disse que ele não precisaria saber o nihongo, que o convívio diário com os amiguinhos japoneses já seria suficiente para ele aprender naturalmente, mas que eu o ensinasse a dizer ITAI e apontasse para o local da dor toda vez que se sentisse mal. Isso já ajuda bastante!

Períodos do dia

de manhã - asa
de tarde - hiru
de noite - yoru
de madrugada - yonaka


período da manhã - gozen chuu
período da tarde - gogo


hoje - kyou
ontem - kinou
amanhã - ashita
antes de ontem - ototoi
depois de amanhã - asatte(se pronuncia asa te, tem q dar uma pausa entre asa e te).

esta semana - kon shuu
semana passada - sen shuu
semana que vem - rai shuu(cuidado com a pronúncia!)


dias da semana
domingo - nichi you bi
segunda-feira - getsu you bi
terça-feira - ka you bi
quarta-feira - sui you bi
quinta-feira - moku you bi
sexta- feira - kin you bi
sábado - do you bi


meses do ano(lembre-se dos numerais!)
janeiro - ichi gatsu
fevereiro - ni gatsu
março - san gatsu
abril - shi gatsu
maio - go gatsu
junho - roku gatsu(cuidado com a pronúncia)
julho - shichi gatsu(cuidado com a pronúncia)
agosto - hachi gatsu(cuidado com a pronúncia)
setembro - ku gatsu
outubro - juu gatsu
novembro - juu ichi gatsu
dezembro - juu ni gatsu

17 comentários/ comente aqui você também:

Anônimo disse...

espectacular,muito obrigado 5 estrelas

Anônimo disse...

isto dá muito jeito, obrigado mais uma vez

AdriFabi disse...

OI YOKO TA MT LEGAL O BLOG PARABENS!!!VOU ESTAR SEMPRE POR AQUI BJS!! FABI!

Anônimo disse...

Ola!Éa primeira vez que entro aqui,gostaria de parabeniza-la pelo blog esta muito legal e interessante,Fiquei muito contente quando encontrei,aqui encontrei palavras que náo sabia o significado a meses procurava saber,Como por exemplo ossakini,Gu ai ga warui e muitas outras,Você náo imagina o quanto esta me ajudando,meus filhos estáo no prezinho japones,as japonesas e as professoras as vezes me perguntam algo e eu náo entendo,as vezes também quero falar algo e náo sei como falar,Agora que encontrei seu blog tudo ficara mais facil pra mim,muito obrigada continue sempre assim com esse coraçáo enorme ajudando as pessoas isso te fara bem a você eas outras pessoas...grande beijo

Anônimo disse...

aii eu adorei essas frases.
gostaria de saber mais frases como esta. Obrigada

Anônimo disse...

muito bom seu blog,parabéns...continue postando.shirley

kesya otsuji disse...

tudo esse basiquinho aki em sim ta me ajudando bastante....muito obrigada...mas tipo...me responde uma pergunta...por que as pessoas depois que pedem alguma coisa ou agradescem..elas se incurvão para frente???

Anônimo disse...

valeu cara gostei muito das licoes basicas

Anônimo disse...

muuuito, muito bom...otima dica!!!!
adoro seu blog..ta sendo o maximo aprender nihongo!!!!!

Anônimo disse...

>:/ muito bem escrito .. para qem gosta de animes japoneses da mt jeito .. continue assim tem meus votos

Anônimo disse...

Huhu!! Gostei do site muito bom Nota 10
vo por nos favoritos!!

Nilza Silva disse...

Parabéns pelo seu blog. É excelente, muito prático e fácil de entender.

Anônimo disse...

arigato muito bom!!!

Fabio disse...

arigato foi muito util para mim .
parabens

myrkur disse...

e se você quiser oferecer ajuda a alguem do tipo "se precisar de ajuda, conte comigo"?

Vinicius Alvaro disse...

Obrigado cara, tenho amigos japoneses e precisava desta ajudinha. Parabéns ao site hein?! Layout simples, mas conteúdo perfeito!

Ariane Imafuku disse...

Adorei mtu bom esta me ajudando bastante !

Postar um comentário

Faça o seu comentário aqui, gostou da postagem? Alguma sugestão/crítica/pergunta? Assim que possível estarei respondendo! obrigada!