Esta página tem: postagens e comentários
Pesquisa personalizada

sexta-feira, 1 de agosto de 2008


LÍNGUA JAPONESA

Nihongo - Aumente o seu Vocabulário! (2)

Ontem fui caminhar com meus sogros e meus filhos. Enquanto caminhávamos ficamos brincando de "conversação". Meus filhos vieram pro Japão pequenos e conviveram por quase 3 anos seguidos só com japoneses, então aprenderam bastante o nihongo. Eles estão estudando em escola brasileira, acho importante que não esqueçam suas origens. Para que não esqueçam o nihongo optamos por não assinar a TV brasileira, hoje entendem e conversam fluentemente o nihongo. Meus sogros já são japoneses que residem no Brasil, vieram nos visitar recentemente e falam somente o básico do português.
Voltando ao assunto da caminhada...
Eles então ficaram brincando de um perguntar pro outro. Minha filha falava uma frase em japonês para que a avó traduzisse em português e vice-versa.
Aproveitamos bem o momento, um ensinou bastante ao outro.
Num outro momento simulei uma situação pra minha filha. Perguntei como ela agiria caso ficasse perdida numa loja de departamento ou algum outro lugar público.
Achei interessante o assunto e resolvi postar aqui a situação.

Você está com a família passeando numa loja e de repente nota a ausência de seu filho. Como agir numa situação dessas?
Vá ao balcão de informações e diga:
- Kodomo ga inaku narimashita. Meu filho(a)sumiu(se perdeu).
- Musume ga inaku narimashita. Minha filha sumiu(se perdeu).
- Musuko ga inaku narimashita. Meu filho sumiu(se perderu).


O pessoal do atendimento vai querer saber algo relacionado à criança: nome, idade, nome dos pais, qual roupa ele veste, a cor...

- Qual o nome da criança?
- Okosama no namae wa?
- Musume san no namae wa?
- Musuko san no namae wa?


- Quantos anos ele(a) tem?
- Ikutsu desuka?
- Nan sai desuka?


- Qual o nome dos pais?
- Ryoushin no namaewa?
- Otousan no namaewa?
- Okaasan no namaewa?


- Qual o tipo de roupa a criança está vestindo?
- Donna fuku wo kite imasuka?


- Qual a cor?
- Donna iro deshita?


Então aqui vão sugestões de respostas.
nome:
- Musumeno namae wa Tanaka Maria desu.
- Musuko wa Tanaka Roberto desu.


idade:
- Go sai desu.
- Ni sai desu.


seu nome:
- Watashino namaewa Tanaka Rosa desu.
- Tanaka Mario desu.


vestimenta:
camiseta - ran ningu shatsu
camisa - shatsu
manga curta - han sode
manga comprida - naga sode
calça - naga zubon
bermuda - han zubon
blusa - burausu
jaqueta - jaketto
casaco - kooto


cores:
azul - ao
vermelho - aka
amarelo - kiiro
rosa - pinku
preto - kuro
branco - shiro
verde - midori
cinza - hai iro
roxo - murasaki


- Ele veste camiseta azul e bermuda preta. A camiseta é de manga curta.
- Ao no ranningu to kuro no han zubon. Ranningu wa han sode desu.


- Ele veste blusa rosa com calça comprida vermelha.
- Pinku no burausu to aka no naga zubon.


*** Ensine seus filhos pequenos a dizerem pelo menos o nome, idade e o nome dos pais.
*** Voltando ao assunto da caminhada com meus filhos... perguntei para minha filha:
- Nan sai desuka?
Ela respondeu:
- Ku sai desu
-.-
Todos caímos na gargalhada, inclusive ela!
KUSAI quer dizer FEDIDO!
O certo seria responder:
- Kyuu sai desu.

Porisso tome cuidado se você tem 9, 19, 29, 39...
Bom estudo!

1 comentários/ comente aqui você também:

Byakuran disse...

kkk Kyuu sai desu pra se referir a 10 anos acabou saiudo ku sai desu kk

Postar um comentário

Faça o seu comentário aqui, gostou da postagem? Alguma sugestão/crítica/pergunta? Assim que possível estarei respondendo! obrigada!